Fechar

Acesso exclusivo

Esqueceu sua senha?

Esqueceu sua senha?

<< Voltar

MARQUE SUA CONSULTA


DERMATOLOGIA

SERVIÇOS

Clínica
Ver mais
/Clínica

Dermatite Atópica

Dermatite atópica, ou eczema atópico, é uma doença de pele crônica, caracterizada por lesões avermelhadas que coçam e descamam. Não apresenta cura definitiva, mas é possível controlá-la com tratamento e evitando os fatores irritantes desencadeadores da doença. Assim, agendar uma consulta com o dermatologista é a saída que traz alívio para quem sofre com os efeitos desagradáveis do eczema atópico.

Primeiro, é feito o diagnóstico, levando em conta o tipo, localização das lesões, histórico familiar e associação com outros tipos de alergias. De acordo com cada caso, são prescritos os medicamentos, que podem ser corticoides (em pomadas ou cremes) de uso tópico, imunomoduladores tópicos e hidratantes específicos. Recentemente, foram verificados benefícios com o uso de probióticos. Antibióticos são receitados somente quando há infecção bacteriana.

Entenda mais sobre a Dermatite Atópica

 A dermatite atópica é uma alteração da pele que incide, principalmente, na infância. Na puberdade, o quadro geralmente abranda. Pode acometer adultos, de modo mais raro. O acompanhamento dermatológico é extremamente fundamental para a recomendação dos produtos específicos.

Geralmente, as lesões localizam-se na face das crianças pequenas e nas dobras do joelho e cotovelo dos adolescentes e adultos. A dermatite atópica também pode estar associada a outros tipos de alergias, como bronquite, asma e rinite, por exemplo.

Alguns fatores de risco podem desencadear as crises, como poeira, conservantes, produtos de limpeza, itens usados na lavagem das roupas, tecidos de lã e sintéticos, frio intenso, ambientes secos, calor, transpiração, e estresse emocional. Identificar o que faz mal a cada pessoa é um exercício de observação e paciência, realizado pelo médico, mas, principalmente, pelo paciente ou seus responsáveis, no caso de crianças.

Em geral, a pele de quem tem a dermatite atópica é muito seca. Manter a hidratação é fundamental, por isso os banhos devem ser rápidos, não muito quentes e com pouco uso do sabonete. Para impedir o ressecamento da pele, é importante a aplicação de cremes específicos de modo contínuo.

/comentários