Fechar

Acesso exclusivo

Esqueceu sua senha?

Esqueceu sua senha?

<< Voltar

MARQUE SUA CONSULTA


DERMATOLOGIA

SERVIÇOS

Clínica
Ver mais
/Clínica

Micose

As micoses superficiais são infecções incômodas, causadas por fungos que atingem a pele, as unhas e os cabelos. Esses micro-organismos se alimentam de gordura ou queratina, presentes de modo abundante nas áreas comumente acometidas.

Tanto adultos quanto crianças podem ser vítimas de micose, principalmente nos climas quentes. Além disso, pessoas com baixa imunidade são muito suscetíveis à doença. As condições mais propícias para o desenvolvimento e reprodução dos os fungos, causando a doença, são: calor, umidade ou uso de antibióticos sistêmicos por longo prazo (que alteram o equilíbrio da flora da pele).  

Tratamento da micose

O tratamento depende do local afetado e da intensidade da micose. Depois de feito o diagnóstico, que pode ser clínico ou por de exames de raspagem, o dermatologista indicará medicações locais (cremes e loções) ou orais, de acordo com a cada caso.

O tratamento de micose não pode ser interrompido enquanto não desaparecem os sintomas, porque o fungo pode persistir. Portanto, a medicação deve ser usada pelo tempo indicado pelo médico, sem exceções.

Para evitar o surgimento de micoses, pode-se adotar alguns hábitos higiênicos preventivos e muito eficazes:

  • Enxugar bem o corpo após o banho, principalmente as dobras de pele como as axilas, virilhas e entre os dedos dos pés.
  • Evitar ficar com roupas molhadas por muito tempo, após banhos de piscina, por exemplo, também é uma excelente iniciativa.
  • Inibir o contato prolongado com água e sabão e o compartilhamento de objetos pessoais, como roupas, calçados, pentes, toalhas, bonés, etc.

É importante não andar descalço em pisos constantemente úmidos (vestiários, saunas, etc.). Não use constantemente roupas muito justas, jeans muito apertado, tecidos sintéticos (principalmente nas roupas de baixo), dando preferência a panos leves como o algodão e calçados abertos.

Ao cuidar esteticamente das unhas, use somente o seu material de manicure esterilizado. Sempre observe a pele e o pelo de seus animais de estimação (cães e gatos) e caso perceba alterações, como descamação ou falhas, leve ao veterinário. Não mexa com terra sem usar luvas.

Você precisa de mais informações ou quer marcar uma consulta? Entre em contato no formulário abaixo.

/comentários