Fechar

Acesso exclusivo

Esqueceu sua senha?

Esqueceu sua senha?

<< Voltar

MARQUE SUA CONSULTA


DERMATOLOGIA

SERVIÇOS

Estética
Ver mais
/Estética

Rugas

As rugas são linhas e depressões que se formam na pele, principalmente, devido ao envelhecimento. As áreas mais afetadas são rosto, pescoço e colo (ou seja, áreas expostas). Essas marcas e dobras são provocadas pela redução de colágeno e por causa dos movimentos constantes e repetitivos dos músculos da região. Ou seja, o que gera o aparecimento de rugas é um processo natural e a evolução desses traços pode se agravar por fatores externos. A exposição frequente ao sol sem o uso de protetores é indevida e estimula lesões profundas, que se tornam mais evidentes em pessoas de pele clara. Tabagismo, exposição frequente à poluição, baixo consumo de água, ausência do uso de hidratantes e protetores solares, dieta rica em açúcar e gordura são as práticas que propiciam os sinais, fora à ação do tempo.

Tipo de Tratamento para Rugas

O preenchimento ou hidratação com ácido hialurônico confere sustentação, volume e firmeza para a pele, repondo essa substância natural, presente em nosso organismo, que vai se reduzindo ao longo da vida. As áreas mais tratadas, frequentemente, são a face, pescoço e colo. A toxina botulínica, famosa como “botox”, é usada para suavizar as expressões do rosto e trata as rugas dinâmicas que ocorrem pelo movimento dos músculos da mímica. É aplicada principalmente na testa, no hiato entre as sobrancelhas e ao redor dos olhos. O uso precoce da toxina botulínica em pacientes muito expressivos (ou seja, que utilizam muito a musculatura facial) possui a ação preventiva na formação da ruga estática (marcas e vincos que se formam na pele pela repetição do movimento). Para as rugas já formadas, existem diversos tratamentos que amenizam o quadro, como os lasers fracionados (Co2; Erbium Glass 155; etc.), peelings químicos e cremes de uso domiciliar. É muito importante uma avaliação dermatológica para um correto diagnóstico da gravidade e para que um protocolo de tratamento seja instituído.

Tratamento Preventivo

O tratamento preventivo mais comum é o uso dos filtros solares. Os cremes antirrugas, considerados cosmecêuticos – produtos que contêm ingredientes bioativos, com eficácia comprovada – atuam como coadjuvantes no processo. Eles podem ser usados em todos os tipos de pele (respeitando a tolerância individual) e têm, por exemplo, compostos como o retinol, o ácido glicólico e alguns antioxidantes como as vitaminas C e E, que atuam contra os efeitos dos radicais livres, “aceleradores” dos aspectos de envelhecimento.
O tratamento é considerado como ação estética, uma vez que a as rugas não são classificadas como doença. Mas todos os procedimentos devem ser realizados por dermatologistas. É possível cuidar dos sinais já existentes e desacelerar o processo de surgimento de novas linhas, mas é relevante avaliar a necessidade de cada paciente, para atenuar os vincos e restabelecer a harmonia facial com sucesso. Cada pessoa possui um tipo de pele e precisa ser orientada em relação às particularidades. Consultar um médico é a estratégia inteligente para obter diagnóstico adequado e ter uma pele bem cuidada.

/comentários