Fechar

Acesso exclusivo

Esqueceu sua senha?

Esqueceu sua senha?

<< Voltar

MARQUE SUA CONSULTA


BLOG

NOVIDADES, DICAS E CONTEÚDOS

Genética ou Hábitos? De onde vêm essas rugas?

Você sabia que fatores ambientais e comportamentais podem ter tanta influência na saúde e aparência da pele quanto a genética? De acordo com pesquisa realizada por cientistas de uma grande marca de produtos de beleza e do Instituto do Coração (InCor), as características dermatológicas que fazem com que uma pessoa pareça mais velha são, principalmente, o baixo índice de  hidratação da pele e menor elasticidade, ocasionando mais rugas periorbitais, os temidos “pés de galinha”. Isso por que a hidratação da pele é 60% influenciada por características genéticas e 40% por fatores externos. Já na elasticidade ocorre exatamente o inverso.

Alguns fatores, como o ambiente e a forma que você se comporta, também podem influenciar, e muito, na aparência de sua pele ao longo dos anos. Por isso, as recomendações feitas por equipes multidisciplinares também devem ser levadas em consideração. Alimentação saudável, prática de exercícios físicos regulares e levar a vida de uma forma mais tranquila e com menos estresse, podem influenciar diretamente a saúde do corpo e da pele.

As pesquisas não devem parar por ai. Diagnosticar antecipadamente o perfil de pele e da população brasileira é considerado um avanço para que as melhores terapias e tratamentos possam ser indicados, a fim de antecipar problemas futuros. Nesses casos seria possível, inclusive, afirmar se alguém que possui pele oleosa ou seca pode responder melhor ao tratamento A, B, ou C. Mas, até que esse tipo de pesquisa seja uma fonte conclusiva de informações, recomendo que você beba muita água, faça consultas periódicas com seu médico dermatologista e acompanhe a saúde da sua pele.

/comentários

Dr. Bruno Vargas
Categorias Instagram