Fechar

Acesso exclusivo

Esqueceu sua senha?

Esqueceu sua senha?

<< Voltar

MARQUE SUA CONSULTA


BLOG

NOVIDADES, DICAS E CONTEÚDOS

Marquinha de fita isolante: os perigos para a pele

Temperatura nas alturas, sol forte, mar, piscina, cachoeira e aquela vontade de pegar um bronzeado e ficar com marquinha de biquíni. Isso faz com que muitas mulheres recorram à marquinha de fita isolante com o intuito de marcar bem o bronzeado.

Antes de tudo,  é preciso destacar o risco de tomar sol sem proteção solar. Os raios ultravioletas são prejudiciais à pele, podendo levar ao surgimento de manchas, como melasma e ainda graves doenças, como o câncer de pele.

Ainda assim, há pessoas que se arriscam e recorrem ao uso de fita isolante, que, pregada na pele, deixa uma marca bem definida após exposição ao sol. Para o dermatologista Bruno Vargas, a ideia é motivo de preocupação. “Esse é um produto totalmente inadequado para a pele”, alerta.

Por que a marquinha de fita isolante é prejudicial?

Além das questões do próprio ato de tomar sol – que vamos comentar mais abaixo –, é importante ressaltar que a fita isolante tem uma cola que pode levar a irritações e alergias na pele, principalmente debaixo do sol.

Agora, com relação a questões do bronzeamento, Bruno Vargas alerta que não devemos nos expor ao sol entre 10h e 16h, pois é o período em que ocorre a maior incidência da radiação ultravioleta B (responsável pelas queimaduras). Nem mesmo nos demais horários devemos nos expor por longos períodos. Isso estimula a produção de células que podem levar ao câncer de pele.

Outro agravante quando o assunto é a marquinha de biquíni é o fato de isso estar associado, naturalmente, ao uso de bronzeadores. Muitos deles são caseiros, misturas improvisadas e muito duvidosas para a saúde da pele.

Sejam caseiros ou industrializados, esses produtos não têm proteção contra os raios UV, o que é perigoso para a pele. Óleos bronzeadores são totalmente contraindicados para uma pele saudável. Use sempre protetor solar!

Vale ressaltar que o excesso de sol leva ao envelhecimento precoce da pele. Se você faz questão de ficar com o aspecto bronzeado, o autobronzeador é uma alternativa, pois funciona como uma tinta.

Converse com seu dermatologista sobre o produto mais indicado para o seu tipo de pele. Aproveite e continue conferindo outros artigos do nosso Núcleo de Dermatologia.

/comentários

Dr. Bruno Vargas
Categorias Instagram